Background Image

Dúvidas frequentes

Vamos tirar suas dúvidas para que seu pet tenha uma vida saudável

  • Como ficam as fezes do meu cão?

    Esse é uma das primeiras vantagens da AN a serem notadas. Por não apresentar o excesso de fibras grosseiras e carboidratos presentes nas rações convencionais, a AN apresenta um aproveitamento superior, gerando pouco resíduo para o corpo eliminar. Na prática isso significa um volume menor de cocô, menos fedido e muito mais sequinho. É a comprovação de que o seu cão está recebendo o “combustível” certo.

  • Por que comendo comida o cão bebe menos água?

    Uma dieta caseira contém 7x mais água que a ração seca! Esse monte de água naturalmente embutida nos alimentos naturais preserva os rins e o sistema urinário porque mantém o animal bem hidratado. Ao passarem a receber uma alimentação hidratada, muitos cães dão um susto na gente: reduzem drasticamente o consumo de água. Em alguns casos até param de beber completamente. Mas continuam produzindo xixis abundantes e muitas vezes mais clarinhos do que quando comiam ração e esvaziavam a tigela de água. Isso acontece porque a água presente na comida é muito melhor aproveitada pelo organismo, resultando inclusive em uma melhor digestão.

  • Cães peludos se sujam muito comendo AN?

    Muita gente não experimenta a dieta natural com medo que seu cão peludo, bigodudo ou barbudo se suje comendo. Cães peludos não se sujam comendo AN. Falo com conhecimento de causa – temos um Pastor de Shetland. Com barbudos e bigodudos – turma dos Lhasas, Shih Tzus e Westies – o jeito é passar um pano limpo úmido no rostinho após o rango para remover resíduos dos pelos.

  • Tenho mais de 1 cão, como fazer na hora de servir?

    Defina diferentes lugares da casa para servir a vasilha de cada animal ou alimente um por vez, separadamente. Mesmo porque há cães que engolem a refeição com pressa para fuçar a comida do colega que mastiga com calma. Previna esse bullying alimentar que pode resultar em brigas e desbalanços nutricionais, além de transtornos por ansiedade. Quer mais um motivo pra separar a galera na hora da refeição? Futuramente você pode precisar adotar uma dieta diferente para um dos seus cachorros. Ficará muito mais fácil evitar que ele coma a comida dos outros e vice-versa se você acostumá-lo desde sempre a comer separado dos demais. Uma vez estabelecido o hábito, é só manter.

  • Meu cão não come bem, será que vai gostar de comida?

    Cães naturalmente se interessam por comida caseira, frutas, cenoura, frango. Uma parcela deles come ração só para não morrer de fome, apesar dos esforços dedicados de seus tutores que fingem comer a ração, trocam de marca, adicionam palatabilizantes comerciais e até esquentam as bolinhas no micro-ondas. A dieta caseira costuma pôr fim a esse martírio diário. Os múltiplos sabores, cheiros e texturas da AN fazem o pet comer feliz, raspar o prato e ainda pedir mais!

    .
  • Dieta caseira não suja os dentes?

    Alguém realmente acredita que o simples fato do cão comer ração seca evita a formação de tártaro? Se fosse assim, será que não veríamos o índice de pets com doença periodontal despencar, já que a maioria é adepta de ração? A Alimentação Natural que mais previne e combate a formação de tártaro é a crua com ossos, desde que o cão aceite mastigar ossos carnudos crus inteiros ou cortados em pedaços grandes. Se moída, a AN crua com ossos tem o mesmo pequeno efeito positivo sobre os dentes que as ANs sem ossos. No caso da AN cozida você pode entrar um forte aliado antitártaro na jogada: o osso recreativo natural. Se mesmo assim seu amigão começar a apresentar crostas nos dentes ou mau hálito recomendo dar início a uma rotina de escovação de dentes. Uma escovação a cada 2 dias já é suficiente para manter a placa bacteriana sob controle!

  • Não cozinho nem pra mim!

    Cozinhar para o cão exige um pouco de organização e disciplina. Dá para preparar as porções rapidamente e congelar por até 30 dias ou mais, o que agiliza tudo. Mas é preciso se organizar para periodicamente comprar, preparar os alimentos e montar as refeições usando sempre a balança digital de cozinha (só assim você tem a certeza de estar oferecendo comida na medida correta). Também é imprescindível se comprometer a seguir as orientações para a dieta. A maior roubada é começar fazendo tudo certinho e depois ir “descambando”, deixando de pesar as refeições, oferecendo alimentos inapropriados ou fora de hora etc. O primeiro mês de preparo de AN pode ser um pouco tenso e conturbado, afinal, você está aprendendo um monte de coisas novas e adaptando a sua rotina. Se dê tempo. Você vai dar conta. A coisa eventualmente engrena e flui, você vai ver! Depois desse período inicial, muitos adeptos comentam comigo que todo o trabalho é mais do que recompensado diante da alegria do peludo em se alimentar e das transformações visíveis na saúde dele.